quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reflexão sobre a História

                        A CONQUISTA DA TERRA



       Quando surgiram os primeiros seres humanos? Em que época remota eles começaram a ocupar a superficie do planeta? As respotas da ciência ainda não são definitivas. Pesquisas recentes (meados de 2002) sugerem que nosso antepassado mais antigo viveu há cerca de 7 milhões de anos . Mas há ainda muito que descobrir sobre a origem da humanidade. Distantes no tempo, pouco são os vestígios que podem ser encontrados.A grande maioria, seja pela ação do tempo, seja pela ação dos próprios seres humanos, acabou se perdendo. Aqueles que não tiveram esse fim geralmente estão sob espessas camadas de terra ou no fundo de cavernas. Continuamente novas pesquisas arqueológicas são feitas para tentar responder ao grande número de questões a respeito dos primeiros seres humanos. Muitas vezes, contudo, essas pesquisas oferecem pistas contraditórias, que acabam dificultando a compreensão do assunto.




1.Objetivos da História

* Alargar nossa compreensão da natureza humana, oferecendo, através da reflexão histórica, instrumento capaz de aumentar a capacidade de compreender o presente e ampliar nossa visão do futuro.

* A História deve servir como instrumento de conscientizão dos jovens.

2.A História e a visão do historiador

* O historiador não é um homem neutro e isolado de sua época.
* A história que se escreve está profundamente ligada à história que se vive.
* O mundo de hoje contagia o trabalho do historiador, influenciando a reconstrução que ele elabora do passado.

3.As grandes tendências da historiografia

* Ênfase nos acontecimentos políticos: tendências para uma História dos vencedores, das cúpulas dirigentes.
* Ênfase nos aspectos sócio-econômicos: valorização do papel das classes populares e de suas lutas.Construção de uma História dos vencidos, das bases populares.

* Visão global das sociedades humanas: evitando o reducionismo economicista, busca elaborar uma história das estruturas ao nível político, social e economico.Recorre à colaboração das demais ciências sociais.

4.Periodização histórica

* Na identificação dos períodos históricos, os elementos que o diferenciam de outras épocas devem ser mais importantes que as semelhanças encontradas.
* Periodização mais conhecida para a história geral: pré-história, idade antiga,idade média, idade moderna e idade contemporânea.


Quando surgiu a escrita?

Pesquisadores do China e do Estados Unidos descobriram o que pode ser a evidência mais antiga da escrita do mundo: inscrições chinesas que datam de 9 mil anos atrás.
A descoberta recua pelo menos 3 mil anos o aparecimento dos primeiros rudimentos da escrita, descobertos no Egito e na Mesopotâmia (atual Iraque), que datam do 4º milênia antes de Cristo. Também desafia a noção de que a escrita progrediu no mundo antigo porque tinha utilidade econômica - os caracteres descobertos parecem estar ligados a uma prática religiosa.
Os pesquisadores, contudo, são cautelosos: "Nós não interpretamos esses caracteres como sendo propriamente uma escrita - afirma um deles- , mas como parte integrante de um grande período de uso de sinais que acabou levando a um sistema escrito por completo. Então apesar de não questionarmos a primazia da Mesopotâmia na alfabetização da humanidade, sugerimos que a China, com um registro arqueológico de milênios, dá uma oportunidade única de observar os primeiros estágios evolutivos da escrita".
É preciso dizer que nem todos os historiadores concordam com essa periodização, e propõem outros tantos critérios para se efetuar novas divisões do tempo.Em que pesem esses esforços, acreditamos que, a rigor, nenhuma periodização é plenamente adequada para satisfazer tema tão amplo como este de que nos ocupamos.A periodização de uma "história geral" será sempre pouco rigirosa, imprecisa e discutível.Opitamos pela periodização tradicional mas por questões didáticas do que por filosofias.Até porque não devemos nos ater em periodização absoluta, mas sim nos acampamentos coerentes do processo histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário