quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Brasil Colônia: O Brasil no Contexto da Expansão Portuguesa

A Monarquia Portuguesa
         "Jardim de Europa à beira-mar plantado"
      Durante a Idade Média (476-1453) desenvolveu-se na Europa um sistema econômico, social, político e cultural denominado feudalismo. A monarquia portuguesa surgiu nos últimos séculos do período medieval, no decorrer da guerra de Reconquista, denominação dada à luta dos cristãos para expulsar os muçulmanos da península Ibérica.
       Este texto descreve a divisão da sociedade feudal em duas camadas principais - os nobres e os camponeses - e a justificação religiosa dada pela autoridade da Igreja. A crise do feudalismo europeu na fase final da Idade Média forma o pano de fundo da reconquista ibérica e do nascimento do reino de Portugal.
  • Feudalismo: Sistema econômico, social e político caracterizado basicamente pela sociedade estratificada e pala economia rural e de subsistência. Esse sistema alcançou grande expressão entre os séculos IX e XII.
  • Superação do Feudalismo: Entre os fatores que atuam no sentido da superação do sistema feudal, podemos citar: O Crescimento do Comércio, A Importância Crescente da Burguesia, O Aparecimento do Trabalho Assalariado, A Centralização Monárquica do Poder.
  • Comércio de Especiarias e Artigos de Luxo: As cidades de Gênova e Veneza desempenhavam papel de grande destaque no comércio de especiarias e artigos de luxo, controlando a navegação pelo Mar Mediterrâneo.
  • Formação de Portugal: O nascimento de Portugal está ligado à Reconquista cristã da Península Ibérica. Surge como reino independente em 1139, com Afonso Henrique. Em 1383, D. João I assume o trono com o apoio da Burguesia. Portugal entra na era da expansão marítima.
  • Expansão Marítima Portuguesa: A Escola de Sagres desempenhou relevante papel na coordenação das navegações portuguesas pelo Atlântico. A expansão marítima começa com a conquista de Ceuta, em 1415, e é coroada com a chegada de Vasco da Gama às Índias, em 1498.
  • A Viagem de Colombo: Com o descobrimento da América por Cristóvão Colombo, em 1492, a Espanha entra na era das navegações, fazendo concorrência com Portugal. Para evitar conflitos entre essas duas nações sobre a posse das terras recém-descobertas é assinado o Tratado de Tordesilhas, em 1494.
  • O Descobrimento do Brasil: Diante do sucesso da expedição de Vasco da Gama, o Rei de Portugal decide enviar uma poderosa esquadra para estabelecer sólidas relações comerciais com o Oriente. A essa enquadra, comandada por Pedro Álvares Cabral, é atribuído o descobrimento do Brasil, em 1500.
                          Cronologia Básica
1139 Portugal surge como reino independente. Seu primeiro Rei é Afonso Henrique.
1389 Tem início a dinastia de Avis, com D. João I, iniciando-se a História da expansão marítima Portuguesa.
1415 Os Portugueses conquistam a cidade norte-africana de Ceuta. Este é o marco inaugural da expansão marítima.
1453 Tomada de Constantinopla pelos turcos. Este é o início da idade Moderna. O comércio no Mediterrâneo sofre o bloqueio turco. O episódio dá novo impulso à necessidade de se procurar novo caminho para as Índias.
1488 O navegador Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança.
1492 Cristóvão Colombo, navegando a serviço da Espanha, descobre a América.
1494 Espanha e Portugal assinam o Tratado de Tordesilhas.
4918 Vasco da Gama atinge Calicute, na Índia, contornando a costa africana.
1500 Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil, tomando posse da terra em nome da Coroa Portuguesa.

Rota de Cabral


Ratas de Comércio



               

Nenhum comentário:

Postar um comentário