segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Impacto da Conquista da América

              De 1500 a 1530 a economia brasileira gravitou em torno do pau-brasil. Após 1530, declinando o comércio com as Ìndias, a Coroa portuguesa decidiu-se pela colonizaçãodo Brasil. Nossa vida econômica, política e social foi organizada em função dos interesses, necessidades e decisões de Portugal. A administração colonial foi efetuada inicialmente por meio do sistema de capitanias hereditárias. Com o seu fracasso, foram instituídos os governos-gerais.
               A colonização ocorreu no período inicial do capitalismo, denominado capitalismo comercial ou mercantilismo. O colonialismo aceleraria o processo de acumulação do capital.


  • Conquista da América e historiografia: Durante muito tempo a historiografia tradicional falou da conquista da América focalizando, apenas, os aspectos positivos da expansão Européia, vista da ótica do Europeu conquistador. É preciso recuperarmos as consequências desse evento pela ótica dos povos conquistados: os povos pré-colombianos.
  • Consequências da Conquista pelo lado do Conquistador: a) Economia - montagem do sistema colonial mercantilista que se tornou um dos principais instrumentos impulsionadores do desenvolvimento capitalista moderno; b) Política - fortalecimento das monarquias nacionais que participaram da expansão ultramarina; c)  Cultural - desenvolvimento da tecnologia  náutica, da astronomia, da geografia, dos conhecimentos sobre fauna e flora; estimulo à mentalidade artística e à especulação filosófica.
  • Consequências da Conquista pelo lado do Conquistado: Esmagamento de grande parte dos povos pré-colombianos. Cerca de 50 anos após a chegada do Europeu, a população nativa foi drasticamente reduzida, atingindo de metade a dois terços do seu número original. A conquista desenvolveu-se pela utilização de três tipos básicos de violência: a) Militar - uso da pólvora, uso do cavalo, uso do aço e guerra microbiana; b) Economia - escravização do povo, aumento no ritmo de trabalho, deslocamentos das tribos etc.; c) Cultural - destruição dos costumes e tradições nativos e imposição dos valores e padrões culturais Europeus.

 Cronologia Básica
1492 Primeira viagem de Colombo às Américas.
1499 Os irmãos Pinzon percorrem a costa das Guianas e do Brasil até a altura do Rio Amazonas
1500 Pedro Álvares Cabral toma posse das terras brasileiras em nome de Portugal.
1508 Chegada de Diego de Nicuesa na Colômbia. Tem início a ocupação de Porto Rico.
1509 Diogo Álvares  Correia (O Carumuru) funda o primeiro estabelecimento português no Brasil.
1521 Fernão Cortés invade e destrói a capital do império Asteca (Tenochtitlán).
1525 Francisco Pizarro inicia seus planos de conquista do Peru  (Império Inca). Em 1532, o imperador inca (Ataualpa) é capturado por Pizarro.
1530 Expedição colonizadora de Martim Afonso ao Brasil. em 1532, fundação da primeira vila do Brasil (São Vicente).
1556 Proibição oficial da Coroa espanhola  quanto ao emprego das palavras "Conquista" e "Conquistador".


Sugestõede s livros
  • MOTA, Carlos Guilherme. 1984
  • MENDES JÚNIOR,  Antônio; RONCARI, Luiz & MARANHÃO, Ricardo. 1991
  • HOLANDA, Sérgio Buarque de. História geral da civilização brasileira. 1972



11 comentários: