sábado, 14 de agosto de 2010

A Redemocratização do País

   Na história do Brasil, dois processos ocorridos em períodos distintos recebem essa designação: o primeiro, culminado em 1945, com a deposição de Getúlio Vargas, dando fim a uma ditadura iniciada com o golpe de 1937; no segundo, após o período ditatorial iniciado com o Golpe de 1964, o processo de redemocratização teve início no governo do general João Baptista Figueiredo, com a anistia aos acusados ou condenados por crimes políticos, processo perturbado pela chamada linha dura.
Em dezembro de 1979, o governo modificou a legislação partidária e eleitoral e restabeleceu o pluripartidarismo. A Arena transformou-se no Partido Democrático Social PDS, e o MDB acrescentou a palavra partido à sigla, tornando-se o PMDB. Outras agremiações foram criadas, como o Partido dos Trabalhadores PT e o Partido Democrático Trabalhista PDT, de esquerda, o Partido Popular PP e o Partido Trabalhista Brasileiro PTB, de centro-direita. Alguns partidos, como o Partido Comunista do Brasil ainda permaneceram proibidos.

  • Governo José Sarney: Com a mortede Tancredo Neves, eleito Presidente da República, o Vice-Presidente José Sarney assumiu a chefia do Governo. Os setores políticos de oposição ao regime militar ficaram decepicionados com o fato de José Sarney ter assumido a Presidência  da República. O novo Presidente civil tinha um passado político vinculado ao regime militar. Esse passado não inspirava credibilidade, nem o qualificava para conduzir o processo de transição democrática. Sarney procurou superar essa imagem adversa, jurando honrar os compromissos políticos assumido por Tancredo Neves. No campo sócio-esconômico, o Governo Sarney procurou combater a inflação através de uma série de choques econômicos( Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Verão) que, efetivamente, não apresentaram resultados positivos e duradouros no combate à inflação. O igrediente de maior populariedade desses planos foi o congelamento temporário dos preços. No plano político, o acontecimento de maior significação registrado durante o Governo Sarney foi a promulgada da Constituição Federal de 1988.
  •  Governo Collor: Em 15 de novembro de 1989, opovo brasileiro foi às urnas para eleger diretamente o Presidente da República, depois de quase trinta anos sem exercer esse direito. O vencedor das eleições foi Fernando Collor de Melllo, que procurou passar para o eleitorado a imagem de político renovador e " caçador de marajás". No plano Collor, anunciado em 16 de março de 1990, bloqueou contas correntes e aplicações financeiras, restabeleceu o cruzeiro, e colocou em vigor várias medidas administrativas e fiscais. A hiperinflação foi contida, maso país entrou num processo de grave recessão econômica. Pressionada por credores internacionais, Políticos, empresários e setores sindicais, a Ministra da Economia, Zélia Cardoso de Melo, deixou o Governo Collor em 10 de maio de 1991,  sendo substituída pelo embaixador Marcílio Marques Moreira.


                                     Cronologia 

1985- Fim do Regime Militar.
          Tancredo Neves é eleito Presidente, mas morre sem tomar posse.
          Início do Governo Sarney.
1986- A equipe econômica do Governo Sarney, liderada pelo Ministro Dilson Funaro, lança o Plano Cruzado II.
1987- Edição do Plano Bresser.
1988- Promulgação da Contituição Federal.
1990- Início do Governo Collor. Anúcia do Plano Collor.
 1991- Queda da Ministra da Economia, Zélia Cardosa de Mello, e de sua equipe econômica. Início da gestão do novo Ministro da Economia, Marcílio Marques Moreira.  



JOSÉ SARNEY



COLLOR


Opções de músicas sobre o capítulo estudado:











Nenhum comentário:

Postar um comentário