sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os Elementos Étnicos e a Formação Sócio-Cultural do Brasil

           Em 1494, o tratado de Tordesilhas dividiu entre Espanha e Portugal as terras recém-descobertas na América. Os dois países formaram vastos impérios coloniais, o que gerou nos demais países europeus um sentimento de marginalização. França, Inglaterra e Holanda reagiram contra essa situação incentivando a pirataria e as invasões aos novos territórios.
  • Elementos Étnicos: Os três principais elementos étnicos formadores do povo brasileiro são: O branco, o negro, e o índio. Das miscigenações raciais ocorridas entre eles, surgiram três tipos fundamentais de mestiços: Cabocla, ou mameluco, mulato e cafuzo.
  • O Mito da Democracia Racial e Cultural: A cultura brasileira não é o resultado da harmonização das heranças indígenas, negra e portuguesas. O colonizador Europeu, em razão do seu domínio político e econômico, impôs ao Brasil os padrões culturais Europeus (idioma, religião, organização social e política, conhecimentos científicos e artísticos).
  • O Massacre Indígena: O processo de colonização levou ao masscre das populações indígenas que habitavam a terra brasileira. Entre as principais causa que levaram ao massacre dessas populações, citam-se: a contaminação infecciosa, a desorganização do modo de produção indígena, a guerra e os suicídios coletivos.
  • Tráfico Negreiro: De 1568 a 1859, o tráfico negreiro introduziu no Brasil, aproximadamente,3600000 negros, que provinham, principalmente, de dois grupos africanos: os bantos e os sudaneses. O tráfico negreiro era a principal fonte de reabastecimento da mão-de-obra escrava, pois, no Brasil, não se estimulava o crescimento vegetativo da população negra.
  • Os Quilombos: Os escravos fugitivos, para melhor se protegerem das perseguições, fundavam os quilombos. Palmares foi o mais famoso dos quilombos chegando a abrigar 20 mil escravos fugitivos. Seu chefe era Zumbi. Este quilombo resistiu durante 65 anos ao ataque das tropas do Governo. Foi destruído, em 1692, por tropas comandadas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.
  • O Colonizador Português: O que atraía os portugueses para o Brasil era a ambição de "Valer mais" quem em Portugal, pois aqui poderiam ser proprietários de terras e senhores de escravos índios ou negros. Os portugueses que vieram para o Brasil formavam um grupo heterogêneo, de variadas posições sociais (fidalgos e militares, sacerdotes, degredados, lavradores, artesãos etc.).
Igreja do Brasil Colonial

A Guerra dos Palmares (Quadro de Manuel Victor)














  Sugestões de livros
  • BOXER, C.R. Os holandeses no Brasil (1624-1654). 1961
  • HOLANDA, Sérgio Buarque de. História geral da civilização brasileira. 1972
  • PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. 1994

Um comentário:

  1. Eu tava precisando desse texto e está um perfeito resumo, o Enem está próximo e é preciso muito estudo. Bjos... Se quiser, venha conhecer meu blog, no momento estou trabalhando dicas masculinas para dar a vocês.

    http://todabela04.blogspot.com

    ResponderExcluir