domingo, 29 de agosto de 2010

A Implantação do Sistema Colonial no Brasil

      A expansão e a ocupação do território brasileiro foram ocasionadas por diversos fatores, entre os quais destacam-se as atividades econômicas, as expedições para expulsão de estrangeiros, a busca de riquezas mineiras e de índios para escravizar. Em 1750, com o tratado de Madri, praticamente estavam delineados os contornos de nossas fronteiras atuais.
  • Período pré-colonizador: Compreende, basicamente, os primeiros trinta anos sucessivos ao descobrimento, quando Portugal limita-se a enviar ao Brasil algumas expedições destinadas ao reconhecimento e à garantia da posse da terra.
  • As primeiras expedições: Citam-se, entre as primeiras expedições enviadas ao Brasil, a de 1501 (Gaspar de Lemos); a de 1503 (Gonçalo Coelho) e as de 1516 a 1526 (Cristóvão Jacques).
  • O Início da Colonização: A solução para defender a posse  da terra a aproveitá-la economicamente era dar início ao processo de colonização. A primeira expedição colonizadora foi comandada por Martim Afonso de Sousa (1530), responsável pela fundação da primeira vila do Brasil, a Vila de São Vicente.
  • Sistema Colonial: O mecanismo básico do sitema de exploração colonial é o monopólio de comércio. Por meio dele, a Colônia torno-se um mercado exclusivo para a burguesia comercial metropolitana.
  • As Capitanias Hereditárias: Não tendo interesse nem condições de financiar com seus próprios recursos o processo de colonização, a Coroa Portuguesa decide transferir essa tarefa para a iniciativa particular. Assim, foi criado o sistema das Capitanias Hereditárias que, todavia, não alcançou, do ponto de vista econômico, o sucesso esperado pelos donatários. Somente prosperaram as Capitanias de Pernambuco e São Vicente.
  • O Governo Geral: Para solucionar o problema da falta de coordenação e isolamento das Capitanias, Portugal resolveu criar, no Brasil, um Governo centralizado. A criação do Governo Geral data de 1548. Os três primeiros Governadores Gerais foram Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá.
  • As Câmaras Municipais: O poder efetivo na Colônia estava descentralizado pelas vilas e municípios, nas mãos dos grandes proprietários rurais. A Câmara Municipal era o órgão administrativo desse poder local, sendo controlada pelos chamados "homens bons".
Chegada de Tomé de Souza à Bahia

Cronologia Básica
1500 à 30 Período pré-colonizador.
1530 Expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza.
1532 Fundação, por Martim Afonso, da primeira vila do Brasil, a Vila de São Vicente
1534 O Brasil é dividido em Capitanias Hereditárias.
1548 Cria-se o Governo Geral com o intuito de centralizar a administração da Colônia.
1549 Chega ao Brasil o primeiro Governador Geral, Tomé de Souza.
1551 Criação do primeiro Bispado do Brasil, tendo como primeiro Bispo D. Pero Fernandes Sardinha.
1553 inicia-se o Governo de Duarte da Costa.
1554 Fundação do colégio de São Paulo.
1555 Os franceses tentam estabelecer-se no Rio de Janeiro, fundando a França Antártica.
1558 Inicia-se o Governo de mem de Sá.
1568 Expulsão dos franceses do Rio de Janeiro
1571 O Rei de Portugal, D. Sebastião, estabelece o monopólio sobre o açúcar.
1572 O Brasil é dividido em dois Governos: um com sede ao Norte, em Salvador, e outro com sede ao Sul, no Rio de Janeiro.
1578 O Brasil retorna a uma única sede de Governo, em Salvador.

Expedição de Martim Afonso ao Brasil

Sugestões de livros 
  • MOOG, Viana. Bandeirantes e pioneiros. 1993
  • PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 1973
  • HOLANDA, Sérgio Buarque de. Monções. 1990


5 comentários: