terça-feira, 17 de agosto de 2010

Apogeu a Crise da República Oligárquica

   Durante a década de 1920 diversos fatores se conjugaram para acelerar o declínio da República Velha. Os levantes militares e tenentistas, o fim da política do café-com-leite, o agrupamento das oligarquias dissidentes na Aliança Liberal e o colapso da economia cafeeira foram alguns fatores que criaram as condições para a revolução de 1930, que assinalou o fim da República Velha e o início da Era Vargas.

  • A República do Café com Leite: Os principais Estados que dominavam o conjunto da federação eram Minas (maior produtor de leite)e São Paulo(maior produtor de café) . Sabendo fazer as devidas coligações com as oligarquias dos demais estados brasileiros, Minas e São Paulo mantiveram, de modo geral, o controle político do País.
  • A situação econômica do período: Os principais produtos agrícolas brasileiros em condições de competir no exterior (açúcar, algodão, borracha, cacau) sofrem a concorrência de outros países dirigidos pelo mundo capitalista.Assim, o Brasil teve suas exportações cada vez mais concentradas num único produto, o café que chegou a representar 72,5% de nossas receitas de exportação. O café, contudo, padecia de frequentes crises de produção que a política de valorização do produto ( compra e estocagem pelo Governo) não conseguiu contornar.A burguesia agrária mais progressista desviou capitais para outras atividades econômicas.Durante Primeira Guerra Mundial (1914-1918), surgiu toda uma conjuntura favorável a um expressivo impulso industrial brasileiro.Pelo mecanismo de substituição de importações a indústria nacional foi progressivamente conquistado o mercado interno do país.
  • A crise da República Velha : No início da década de 1920, crescia o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava politicamente o país. As revoltas tenentistas ( Revolta do Forte de Copacabana, Revolução de 1924, a Coluna Paulista e o desdobramento da Coluna Prestes)  são reflexos do clima de elevada tensão político-se oficial do período. A contestação contra as velhas estruturas do País manifestaram-se também no plano cultural, por intermédio do movimento culturista, cujo marco inicial foi a Semana de Arte Moderna de 1922. A crise mundial de 1929, refletida no Brasil pela violenta queda dos preços do café, enfraqueceu o poder da oligarquia cafeeira e, indiretamente, afetou a estrutura política da República Velha.
  • A ruptura das oligarquias e a Revolução de 1930: Por ocasião das eleições presidenciais de 1930 ocorreu uma ruptura do tradicional acordo político entre Minas e São Paulo. Os demais grupos sociais de oposição aproveitaram-se da oportunidade para formar uma frente política ( Aliança Liberal) com os nomes de Getúlio Vargas e João Pessoa, respectivamente para Presidente e Vice-Presidente da República. O programa da Aliança Liberal incorporava as principais metas reformistas do período (voto secreto, leis trabalhistas, industrialização).Realizadas as eleições, a Aliança Liberal não conseguiu vencer o candidato do PRP e imputou o resultado adverso às costumeiras fraudes de um sistema eleitoral corrompido. A revolta contra o Governo Federal teve como estopim o assassinato de João Pessoa. Explodiu a Revolução de 1930 que, em um mês, atingiu o poder da República.


CRONOLOGIA

1906- O Convênio de Taubaté propõe soluções para a crise de superprodução do café. Os Governos Estaduais deveriam comprar e estocar a produção excedente.
1914- Início da Primeira Guerra Mundial, que se prolonga até 1918 Nesse período, o processo industrial brasileiro recebe grande impulso.
1920- Cresce o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava o País.
1922- Revolta do Forte de Copacabana (Os 18 do Forte), sendo a primeira revolta do movimento tenentista. Desenvolve-se em São Paulo a Semana de Arte Moderna.
1924- Eclode em São Paulo outra revolta tenentista contra o Governo Federal. Tem início a Coluna Prestes.
1929- O mundo ocidental é abalado por grave crise econômica, refletida no Brasil pela violenta queda dos preços do café.
1930- Estoura no Rio Grande do Sul a Revolução que forçou a deposição de washington Luís, dando um fim à República Velha.

Café com leite
crise do café


Quadro da série Retirantes, de Cândido Portinari


Opções de filmes sobre o assunto estudado:


















Sugestões de livros:

  • CARONE, Edgard. Movimento operário no Brasil (1877-1944).
  • FAUSTO, Boris. A revolução de 1930.
  • MEIRELLES, Domingos. As noites das grandes fogueiras.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela ajuda!!!tambem sou aluno da rede publica do Df e seu blog. me ajuda muito nas lições de casa! muito obrigado!

    ResponderExcluir