quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Expansão territorial e a fixação das fronteiras

         A expansão e a ocupação do território brasileiro foram ocasionadas por diversos fatore, entre os quais destacam-se  as atividades econômicas, as expandições para expulsão de estrangeiros, a busca de riqueza minerais e de índios para escravizar. Em 1750, com o tratado de Madri, praticamente estavam delineados os contornos de nossas fronteiras atuais.
  • A conquista do sertão: O povoamento do Brasil evoluiu no sentido litoral-interior. A princípio, os portugueses instalaram-se na região litorânea, e lá permaneceram "como caranguejos a rondar as praias". Pouco a pouco, iniciou-se a penetração para o interior através dos jesuítas, bandeirantes e boiadeiros.
  • A atividade dos jesuítas: A Companhia de Jesus assumiu como missão combater as idéias protestantes e difundir o catolicismo. A arma utilizada na conquista espiritual  era a educação escolar que infetizava o ensino religioso. Para catequizar o índio, os jesuítas penetraram no sertão e fundaram aldealmentos chamados missões ou reduções. Tais aldeamentos foram o alvo predileto do bandeirismo apresador. Para conquitar os colonos fudaram uma escola de nível elementar.
  • As Entradas: Eram expedições de caráter oficial que foram organizadas pelo Governo para expiorar e reconhecer o sertão.
  • As Bandeiras: Eram expedições organizadas e patrocinada por grupos particulares. Havia três tipos básicos de bandeirismo: o apresador (voltado à captura de índios para a escravização); o prospector (voltado à busca de metais preciosos) e o sertanismo de contrato (prestava serviços à classe dirigente colonial, mediante contrato, para combater índios ou negros).
  • A pecuária: Desempenhou importantíssimo papel na vida colonial. Fornecia à população da  Colônia a carne, o couro, com suas múltiplas utilidades, e os animais de transporte para as zonas agrícolas e mineradoras. Além disso, realizou uma tarefa monumental em termos de conquista e ocupação do vasto território brasileiro. Aspecto fundamental da pecuária é que representava um negócio interno da Colônia, cujos lucros eram incorporados ao País. As duas principais zonas criatórias foram as caatingas do Nordeste e as campinas do Sul.
  • Tratados e fronteiras: A forma geográfica do Brasil seria totalmente diversa da atual, se Portugal e Espanha tivessem cumprido as determinaçãoes do Tratado de Tordesilhas. Isto não aconteceu e uma série de novos tratados foram assinados para que as fronteiras do Brasil fossem definitivamente fixadas. Dentre esses tratados, destacam-se: os de Utrecht (1713 e 1715), o de Madri (1750), o Acordo do Pardo (1761), o de Santo llfonso (1777) e o De Badajós (1801).


                                            Cronologia
      1504- Primeira Entrada de reconhecimento de Cabo Frio, dirigida por Américo Vespúcio.
    1549- Chegada dos jesuitas ao Brasil, com o primeiro Govermador Geral, tomé de Souza.
    1553- Chegada ao Brasil do Padre José de Anchieta.
    1674- Bandeira de Fermão Dias Pais Leme parte em direção ao sertão de Minas Gerais.
    1690 a 95- São encontradas as primeiras jazidas de ouro no Brasil.
    1694- O bandeirante Domigos Jorge Velho ( Sertanismo de contrato). destrói o Quilombo dos Palmares.
    1701- É proibida a criação de gado numa faixa de dez léquas a partir do litoral.
    1713- Tratado de Utrcht (a França aceitava o rio Oiaporque como limite entre a Guiana e o Brasil).
    1715- Tratado de Utrcht (a Espanha concodava em devolver a Colônia do Sacramento a Portugal).
    1750- Tratado de Madri (determinava  que a Colônia do Sacramento perteceria aos espanhóis e a região dos Sete Povos das Missões pertenceria aos portugueses).
    1759- Expusão dos jesuítas do Brasil,  por determinação do  marquês de Pombal.
    1761- Acordo do Pardo ( Espanha e Portugal anulam o tratado de Madri).
    1777- Tratado de Santo lldefonso (a Espanha ficaria com a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões, mas devolveria terras que havia ocupado nos atuais Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
    1801- Tratado de Badajos ( a Espanha renuncia à posse dos Sete Povos das Missões e Portugal confirma o direito espanhol à Colônia do Sacramento).
     

    Sugestões de leitura
    • Moog, Viana. Bandeirantes e pioneiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1993.
    • Prado Júnio, Caio. Formação do Brasil conteporâneo.13 ed. São Paulo: Brasiliense.1973.
    • Holanda, Sérgio Buarque de. Monções. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
    

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário