- O choque inevitável entre Colônia e Metrópole: o funcionamento do sitema de exploração colonial gerava contradições na medida em que para explorar era preciso desenvolver a Colônia. O desenvolvimento forta a classe colonial que veio a se opor aos interesses metropolitanos. As tensões insuportéveis entre Colônia e Metrópole explodiram em diversas revoltas.
- Revolta de Beckman: Foi liderada pelo senhor de engenho Manuel Beckman, tendocomo palco o Estado do Maranhão, em1684. Essa revolta foi motivada pela crise de mão-de-obr que a Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão não conseguiu solucionar e pelas dificuldades econômicas da empresa açucareira. Reprimida a revolta pelas forças metropolitanas, Manuel Beckmam e mais dois chefes do movimento foram enforcados.
- Guerra dos Mascates: foi o conflito entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes de Recife, apelidados de mascates. Os senhores de engenho, revoltados contra a autonomia adminitrativa pretendida por Recife, organizam uma rebelião que exlodiu em 1710. Ao final do conflito, os mascates saíram vitoriosos e Recife tornou-se ca capital de Pernambuco.
- Conjuração Mineira: teve como palco o ambiente de Minas Gerais, na fase da decadência da exploração do ouro (1789). As idéias liberais eurpéia e o clima geral de dscontentamento diante dos pesados impostos incediaram a revolta num influente grupo de conspiradores. O prejeto dos inconfidentes incluía medidas como: liberta o Brasil de Portugal contituindo uma República, com capital em São Jão Del Rei; fundar uma Universidade em Vila Rica; desenvolver manufaturas no País e estimular a agricultura. A Conjuração Mineira foi traída por alguns elementos que faziam parte do próprio grupo. O Governo agiu rapidamente, prendendo, julgando e condenando os implicados. Mas, somente Tiradentes foi condenado à morte, sendo enforcado e esquartejado, no dia 21 de Abril de 1792.
- Conjuração Baiana: expludiu dez anos depois da Conjuração Mineira, em 1798. Tinhaum maior alcance popular, pois seus objetivos estavam mais voltados às aspirações do povo. Propunha, por exemplo, a abolição da escravidão, que não consta do projeto dos conjurados mineiros. O movimento baiano sofreu severa repressão e quatro rebeldes de origem humilde, João de Deus, Manuel Faustino, Luís Gonzaga e Lucas Dantas foram enforcadose esquartejados, em 8 de novembro de 1799.
1684- Explode, no Maranhão, a Revolta liberada pelo senhor de engenho Manuel Beckman.
1710- Explode a Guerra dos Mascates, conflito entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes de Recife.
1720- Explode a Revolta de Vila Rica, liderada por felipe dos Santos.
1789- Organize-se conjuração Mineira, que teve como desfecho a condenação e à morte de Tiradentes (21 de abril de 1792).
1798- Prepare-se a conjuração Baiana, que contou com siguinificativa participação das camadas populares. Esta rebelião teve como defecho a pena de morte aplicada a João de Deus, Manuel Faustino, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens (8 de novembro de 1799).
Guerra dos mascates
Guerra dos mascates
Conjuração baiana
Sugestões de livros:
- Holanda, Sérgio Buarque de (org). História geral da civilização brasileira.
- Mendes Júnior, Antônio, Luiz& Maranhão, Ricardo.
- Boxer, C.R. A idade de ouro do Brasil. São Paulo: Nacional,1963.
Conjuração carioca
ResponderExcluirGente estou com um trabalho de história me ajude por favor e sobre
ResponderExcluir"A rebeliões populares no Brasil colônia século XVIII
Me ajude
Texto bom mas com erros de Portugues.façam a correção é importante para a página.dará mais credibilidade.
ResponderExcluir