quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Instalação e Consolidação do Regime Republicano

   A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís
  • A República e o Governo Provisório: A situação social e econômica do páis sofreu poucas alterações. Logo nas suas primeiras deliberações, o Governo Provisório revelou seu caráter conservador. Entre as primeiras providências desse governo citam-se: a transformação das Províncias em Estados, reunidos pelo laço da federação; a separação do poder do Estado e a ação da Igreja; a grande naturalização dos estrangeiros; a convocação de uma Assembléia Constituinte. A emissão de dinheiro em larga escala caracterizou a política econômica (encilhamento) do Governo Provisório.
  • A Constituição Republicana: Decretada em 24 de fevereiro de 1891, a primeira Constituição da República estabeleceu o  federalismo, o presidencialismo, o regime representativo e os três poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário).
  • O conturbado Governo de Deodoro da Fonseca 1891: Embora tivesse vencido as eleições para Presidente em 1891, Deodoro da Fonseca já não contava com suficiente apoio político para governar tranquilamente. Não conseguindo conviver com o Congresso, decidiu dissolvê-lo, em novembro de 1891. Sua atitude desencadeou forte oposição política (greves, revolta da Marinha). Diante da situação, Deodoro renunciou ao mandato, em 23 de novembro de 1891.
  • Floriano Peixoto, o marechal de ferro (1891-1894): Com o apoio da oligarquia cafeeira de São Paulo, Floriano assumiu a Presidência em 1891, mantendo-se no poder até 1894. Com uma ação quase enérgica contra os adiversários, o marechal de ferro dominou a Revolta da Armada (setembro de 1893) e combateu os membros do Partido Federalista, no Rio Grande do Sul.
  • Prudente de Morais e os civis no poder (1894-1898): Governado de 1894 a 1898, Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil da República. Com ele, a oligarquia cafeeira chegava, efetivamente, ao poder. Durante seu governo, não foram poucas as crises políticas. Entre elas, destacava-se a Revolta de Canudos, que eclodiu no sertão baiano. Tratava-se de uma revolta social de caráter político-religioso, liderada por Antônio Conselheiro. Depois de muitas lutas, o Arraial de Canudos foi destruído por tropas federais, em 5 de outubro de 1897.
  • Campos Sales e a política dos governadores (1898-1902): Campos Sales foi o principal idealizador da política dos governadores que tinha por objetivo evitar choques políticos entre o Governo Federal e os representantes no Congresso das oligarquias estaduais. O funcionamento da política dos governadores baseava-se na dominação local dos coronéis e, na esfera federal, nas manipulações da Comissão Verificadora das eleições. Durante o Governo de Campos Sales, teve início a vigência do acordo financeiro com os banqueiros internacionais (funding loan), que implicou num austero controle do País.




CRONOLOGIA

1889- Instalação do Governo Provisório da República
1891- É promulgada a primeira Constituição da República
Deodoro da Fonseca é eleito, pelo Congresso Nacional, Presidente da República. Em novembro desse ano, renuncia o cargo e Floriano Peixoto assume o poder.
1892- Manifesto dos Treze Generais, exigindo a convocação das novas eleições presidenciais.
1893- Explode a Segunda Revolta da Armada, liderada pelo almirante Custódio José de Melo.
Tem início a Revolução Federalista, no Rio Grande do Sul.
1894- Tem início o Governo de Prudente de Morais.
Antônio Conselheiro começa a organizar o Arraial de Canudos.
1897- O arraial de Canudos é destruído por tropas federais.
1898- É assassinado o funding loan com os credores internacionais do Brasil.





Deodoro da Fonseca



Custódio José de Melo



Governo Prudente de Morais



Arraial de Canudos

















Um comentário: