sábado, 21 de agosto de 2010

O Primeiro Reinado

        O Primeiro Reinado caracterizou-se por ser um período de transição. Foi marcado por uma aguda crise econômica, financeira, social e política. A efetiva consolidação da independência do Brasil só ocorreria a partir de 1831, com a abdicação de D. Pedro.
  • Assembléia Costintuinte de 1823:  No dia 3 de maio de 1823, reuniu-se, no Rio de Janeiro, uma arrembléia, composta, em sua maioria, de ricos proprietários de terras, cujo objetivo era elbaborar a primeira Contituinte do Brasil. O anteprojeto contituicional elaborado por essa Assembléia tinha um caráter anticolonista e antiabsolutista. Para a participação no processo político, estabeleceu-se um sistema de renda baseada na farinha de mandioca ( Contituição da Mandioca). D.  Pedro I, percebendo que o anteprojeto diminuía os seus poderes, aproximou-se do Partido Português e, com o apoio das tropas imperiais, dissolveu a Assembléia Contituinte, em 12 de novembro de 1823.
  • A Constituição de 1824: Após a dissolução da Assembléia Constituinte, D. Pedro I organizou uma comissão encarregada de elabarar uma nva Constituição para o Brasil. Esta foi outorgada à nação, no dia 25 março de 1824. Estabelecia a  existência de quatro poderes; Judiciário, Legislativo,  Executivo e Moderador. Caracterizou-se por concentrar grande soma de poderes nas mãos do Imperador e criar um sistema eleitoral baseado na renda em dinheiro,  que garantia o acesso dos portugueses ao poder politico.
  •  A Confederação do Equador: É o movimento revolucionário pernambucano que se manifesta em reação à política absolutista de D.  Pedro I. Eclodiu em 2 de junho de 1824, envolvendo as pronuncías do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O plano dos revolucionários era fundar uma República independente do Governo Imperial. A Contituição provisoriamente adotada foi a da Colômbia. Entre os principais líderes da Confederação do Equador, citam-se: Manuel Pais de Andrade e frei Caneca. A Confederação foi violentamente sufocada pelas tropas enviadas por D. Pedro I.
  •  A Guerra da Cisplatina: A luta pela independência do Uruguai deu início à  chamada Guerra da Cisplatina, que envolveu Brasil e Argentina. Depois de vários combates entre argentinos, cisplatinos e brasileiros, um acordo de paz foi assinado em 1828, mediante a intervenção da Inglaterra. Por este acordo, decidiu-se que, na região cisplatina,seria criada a Repúblixa Oriental do Uruguai. O desfecho desfavorável ao Brasil da Guerra Cisplatina muito contribuiu para desgastar a imangem política do D. Pedro I.
  • A abdicação de D. Pedro I: Ao longo do tempo, vários fatores foram-se somando para justificar a crescente impopularidade de D. Pedro I. Sua convivência com  os Políticos liberais e os membros do Partido Brasileiro foi-se tornando cada vez mais difício. A crise política foi-se tornando de tal modo insustentável que D. Pedro I foi levado a abdicar o trono no dia 7 de abril de 1831, em favor de seus filho Pedro de Alcântara.

                            Cronologia
    1823- Intala-se, no dia 3  de  maio a Assembléia Contituinte encarregada de elaborara primeira Contituição do Brasil. Criando um sistema eleitoral baseado na renda em farinha de mandioca, o anteprojeto ficou conhecido como a Contituição da Mandioca. Em novembro, D. Pedro I dissolve a Assembléia.
    1824- É outorgada no dia 25 de março, por decreto imperial, a primeira Contituição do País. No dia 25 de Julho, explode a Confederação do Equador.
    1825- Os revolucionários cisplatinos assumem o controle militar da Província Cisplana.
    1826- Morre, em Portugal, D. João VI. Aberta a sucessão do trono, D. Pedro I torna-se o legítimo pretendente, mas abdica seu direito em favor de sua filha D. Maria da Glória.
    1828- É assinado um tratado de paz entre Brasil  e Argentina, pelo qual ambos os países aceitavam a contituição da República Oriental do Uruguai.
    1831- D.Pedro I abdica o trono brasileiro em favor de seu filho Pedro de Alcãntara.

                                       O primeiro reinado

    DOM PEDRO I






     Sugestões de leitura:
                           
    • Beiguelman, Paula. formação política do Brasil. Pioneira, 1976.
    • Costa, Emilia Viotti da. Da monarquia á República: momentos decisivos. São Paulo: Grijalbo, 1977. 
    • Mendes Júnior, Antônio, Luiz& Maranhão, Ricardo. Brasil história.

    Um comentário:

    1. Olá gostaria de escrever sobre a expulsao de pedro primeiro no periodo regencial. é trabalho de escola. E não acho em nenhum lugar. O que você tem para me dar como resposta. Sobre o assunto?
      Obrigada Gabriela

      ResponderExcluir